parallax background
Nossas Especialidades

Tuberculose

 

O que é Tuberculose?

             A Tuberculose é considerada uma das afecções pulmonares que mais fazem vítimas no Brasil, estima-se que cerca de 30% da população mundial estejam contaminadas com o agente causador da doença, porém, nem todas a desenvolvem a doença. Logo, muitas pessoas servem apenas como “hospedeiro” da bactéria, já que o corpo humano não consegue eliminá-lo.

            A Tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como Bacilo de Koch. É uma infecção contagiosa crônica que causa graves problemas ao ser humano. Atinge com mais frequência os pulmões, mas pode atingir também outros órgãos do corpo humano, como ossos, rins e o sistema nervoso.

 Qual a forma de propagação da Tuberculose?

             A doença se espalha pelo ar, através do contato direto com pessoas infectadas, que acabam espalhando a doença através de gotículas que são eliminadas no ambiente através de tosse, respiração, espirro ou mesmo ao falar.

 O que acontece após a exposição ao  Mycobacterium tuberculosis?

            Após o contato com a bactéria a pessoa passa a se tornar hospedeira, e então o processo de infecção pode ocorrer em estágios:

  • Infecção primária;
  • Infecção latente;
  • Doença ativa;

Infecção Primária

 

            A Infecção primária é o primeiro estágio após a exposição à bacteria, é nesse estágio que a bactéria atinge o pulmão e pode deslocar-se para os linfonodos, localizados próximos aos pulmões e bronquios. Geralmente a infecção não evolui, porém o paciente infectado haje como um “hospedeiro”.

            Porém é importante ressaltar que em crianças pequenas, e pessoas com a imunidade baixa há riscos da doença evoluir logo ao primeiro contato com a bactéria. Outro detalhe importante é que nessa fase a infecção não é considerada contagiosa.

 Infecção Latente

            Nesse estágio a doença permanece em estado dormente e pode continuar assim durante anos, sem apresentar sintomas. Nessa fase a doença também não é considerada contagiosa.

Doença Ativa

            Esse é o estágio da doença que provoca sintomas e prejudica o ser humano. Ele ocorre em cerca de 5% a 10% das pessoas que possuíam a bactéria dormente. Nessa fase ocorre a “ativação” da bactéria e ela então começa a se multiplicar, provocando assim os diversos sintomas da Tuberculose.

            O prazo para que ocorra a doença ativa ocorre numa média de dois anos. Os motivos mais comuns para que ocorra a reativação das bactérias são:

  • Tabagismo
  • Imunodepressão
  • Insuficiência renal crônica
  • Cirurgias no estômago;
  • Diabetes;
  • Infecções como HIV;

            É importante que o paciente esteja sempre com o sistema imunológico saudável para evitar que ocorra a reativação da bactéria, evitando que assim ela desencadeie os sintomas e danos ao organismo.

            Quando ocorre a reativação da bactéria ou mesmo o primeiro contato em um hospedeiro que esteja com o sistema imunológico debilitado, o  Mycobacterium tuberculosis chega até os alvéolos pulmonares, nesse período há também a divisão do bacilo provocando uma reação de defesa no organismo que causa uma infecção nos tecidos próximos.

            Após o bacilo destruir a estrutura do alvéolo, formando cavernas no tecido alveolar, ocorre um dos sintomas frequentes na tuberculose: a tosse com sangue.

Quais são os sintomas da Tuberculose?

            A Tuberculose possui sintomas muitos característicos, então sempre que você apresentar alguns desses sintomas é bom procurar seu médico pneumologista para que ele faça uma análise clínica e lhe de um diagnóstico seguro:

  • Tosse persistente, por um período mais que duas semanas;
  • Episódios de febre;
  • Cansaço persistente;
  • Queixas de dores no peito;
  • Redução no apetite;
  • Sudorese;
  • Produção excessiva e anormal de catarro;
  • Perca de peso considerável em curto espaço de tempo;
  • Fraqueza;
  • Rouquidão;

            Se você apresenta alguns desses sintomas é importante procurar o mais rápido um bom médico especialista. Aqui no Real Instituto do Pulmão você encontra profissionais pneumologistas especializados no tratamento de diversas doenças pulmonares, inclusive no tratamento e acompanhamento da Tuberculose.

 Como ocorre o diagnóstico da Tuberculose?

             Após o diagnóstico clínico o médico pneumologista deverá pedir mais exames para comprovar a doença. Para isso ele poderá solicitar exames como a radiografia do pulmão e uma análise da secreção do nariz (catarro). Há também outras análises que podem ser feitas para chegar ao diagnóstico da doença, como o teste de Mantoux, broncoscopia e também pode haver casos em que necessite de uma biópsia pulmonar.

            Também contamos com uma infraestrutura que é capaz de acompanhar o todas as etapas do tratamento da doença, desde o diagnóstico clínico em consultório, a realização de exames específicos, o tratamento e o acompanhamento da evolução ou remissão da doença. Tudo isso para que você paciente tenha o melhor atendimento que merece.

Qual o tratamento da Tuberculose?

            O tratamento da Tuberculose é feito com a administração de remédios via oral, geralmente não há a necessidade da internação do paciente, a internação só ocorre quando o paciente se encontra muito debilitado ou outras doenças que podem acarretar na piora do caso.

            A administração de remédios (antibióticos) é recomendada por um período de seis meses ou mais, por isso o tratamento da Tuberculose é considerado de longo prazo. Isso é explicado, pois as bactérias que causam a doença crescem lentamente, necessitando assim de um tratamento a longo prazo.

            É de suma importância que o paciente não se automedique, e sempre que apresentar os sintomas já citados vá ao médico para que faça o diagnóstico da doença e acompanhe seu tratamento.

            Procurar uma clínica que conte com profissionais capacitados no acompanhamento e tratamento de doenças pulmonares, isso fará toda a diferença para seu tratamento. Em nossa clínica, você terá tudo o que precisa para realizar seu tratamento de forma eficaz. O Real Instituto do  Pulmão já atendeu mais de 75.000 pacientes, se tornando referência no tratamento de doenças pulmonares.

Fale Conosco
× Como posso lhe ajudar?