parallax background
O que tratamos

Tosse Persistente

 

            A tosse é considerada uma resposta do nosso aparelho respiratório (nariz, garganta, pulmões) para eliminar agentes que causam processos infecciosos como microorganismos, germes, secreções e até mesmo corpo estranho em nossas vias aéreas.

            Porém, quando a tosse é persistente (um intervalo maior que 3 semanas) é preciso procurar um médico para investigar as causas, pois, pode ser consequência de algo mais grave. Existem diferentes tipos de tosse, o que define os tipos de tosse é a presença ou não de muco e secreção, por isso é importante procurar ajuda profissional.

Quais são os tipos de tosse?

            Como já foi dito, existem tosse de diferentes tipos, alguns mais comuns são: a tosse seca, e a tosse produtiva.

Tosse seca

            Esse tipo de tosse é caracterizado por pouca ou nenhuma secreção ou muco, é muito incomoda pois nela há a sensação de irritação na garganta. Na maioria dos casos ela é desencadeada por algum distúrbio no sistema respiratório, como:

  • Pneumonia: é uma infecção que acomete os pulmões e que costuma causar tosse seca, febre, e  falta de ar.
  • Rinite Alérgica: uma reação do corpo a inalação de partículas alérgenas ou não nas mucosas do nariz.
  • Asma: é uma doença inflamatória das vias aéreas
  • Bronquite: inflamação dos brônquios pulmonares.
  • Amigdalite: inflamação e infecção das amígdalas.
  • Faringite: inflamação da faringe.
  • Laringite: inflamatória da laringe.

            Entretanto há também outras doenças que costumam provocar a tosse seca e que não estão diretamente relacionadas ao sistema respiratório, como por exemplo: problemas cardiológicos, reumatológicos, alterações gastroenterológicas e até mesmos tumores.

            Outras causas também bastante conhecidas são:

  • Tabagismo: fumantes são mais propícios a terem episódios de tosse seca, devido ao ar quente e aos componentes químicos presentes no cigarro, que acabam causando irritação nas vias aéreas.
  • Gripes e resfriados: a tosse é um sintoma muito comum em episódios de gripes e resfriados, ela acontece já que o corpo se encontra em um processo inflamatório de vírus e micro-organismos.
  • Refluxo: a tosse também é característica do refluxo, já que o suco gástrico que volta do estômago acaba causando uma irritação no esôfago e que por consequência chega a laringe.
  • Tuberculose: a tuberculose é uma doença infectocontagiosa grave provocada por bactérias, podendo até levar a morte caso não seja tratada. A tosse é um dos sintomas emitidos pelo corpo quando se encontra debilitado pela tuberculose.
  • Pequenos objetos: esse tipo de causa é mais comum em bebês e crianças, é uma forma de reação do organismo de tentar expulsar o corpo estranho que se encontra nas vias respiratórias.

            Sempre que a tosse seca vier acompanhada de febre alta, é importante que o paciente procure um médico urgente, pois pode estar relacionada a outras inflamações ou infecções mais graves no corpo.

            Quais atitudes devemos tomar para aliviar o desconforto causado pela tosse seca persistente?

            Existem ações que podem ser tomadas para aliviar o desconforto provocado pela tosse seca, muitas vezes são ações simples que ajudam a diminuir esse incomodo. São elas:

  • Procurar manter o ambiente sempre umidificado;
  • Ingerir bastante água para manter o corpo e as vias aéreas;
  • Ingerir bebidas mornas para acalmar a irritação na garganta;
  • Deitar com a cabeça em posições mais elevada, facilitando a respiração;

Tosse Produtiva

            Nesse tipo de tosse há a presença de secreção ou muco, também conhecido como catarro. O muco é produzido por glândulas localizadas abaixo da camada protetora que reveste as vias aéreas.  Esse tipo de muco pode vir em diferentes tonalidades e cores.

            O organismo começa a produzir muco como uma forma de proteger as vias aéreas contra o ataque de microorganismos como vírus,  bactérias que podem querer atacar o nosso organismo. Por isso, ele é considerado de suma importância, já que assumi papel de proteção.

            Na tosse produtiva o muco é expelido pelo corpo, juntamente com os vírus ou outros organismos que se encontram presentes no muco (quando esse já realizou o processo de ataque e defesa).

            As diferentes cores encontradas no muco podem dizer muito sobre o tipo de doença que o paciente produz, por isso é importante analisar qual a cor da secreção que o paciente está expelindo juntamente com a tosse.

            Muitos pacientes queixam-se que a tosse persistente costuma piorar no período noturno, isso tem uma explicação, é nesse momento que o nosso sistema de defesa de nosso organismo se encontra mais debilitado, já que nosso corticoide natural que ajuda no processo de cura de inflamações, que liberamos é processado no período da manhã, e de noite ele já foi parcialmente consumido.

            Outra explicação é que ao deitarmos o nosso sistema respiratório encontra maior dificuldade para realizar a drenagem das secreções. Isso acaba fazendo com que acumule mais secreções e mucos em nossas vias respiratórias, causando assim maiores episódios de tosse.

Qual o tratamento recomendado para a Tosse Persistente?

            Na maioria dos casos o tratamento indicado é direcionado para a doença que está provocando a tosse, e não somente a tosse em si.

            Para ficar livre do incomodo da tosse persistente, a melhor recomendação é que o paciente procure ajuda médica o mais rápido possível, para investigar as causas e descartar doenças mais graves. Por isso é tão importante encontrar clínicas especializadas em tratamentos de doenças respiratórias, como o Instituto Real do Pulmão.

Fale Conosco
× Como posso lhe ajudar?