parallax background
O que tratamos

Nódulos Pulmonares

 

            Os nódulos pulmonares são encontrados com uma relativa frequência nos resultados de exames de imagem e tomografia. O médico chega a esse diagnóstico ao perceber manchas ovais que são encontradas no tecido pulmonar e não são constituídas de tecido normal.

             Ao receber o diagnóstico de nódulo pulmonar, o paciente costuma se preocupar, pois logo associa a palavra nódulo a câncer. Mas isso acaba sendo um equívoco, pois existem dois tipos de nódulos: o nódulo benigno, e o nódulo maligno.

             Mas na maioria dos casos em que o paciente recebe o diagnóstico de um nódulo no pulmão, o tipo de nódulo existente é benigno e não deve gerar preocupação ao paciente. Mas a afirmação do tipo de nódulo que o paciente possui, deve ser dado por um médico pneumologista após a realização de exames que confirmem o diagnóstico. Por isso é sempre recomendável procurar um médico o mais rápido possível, para que essa análise clínica seja feita.

Nódulo Pulmonar Benigno

            Esse é o tipo de nódulo pulmonar mais comum na maioria dos casos, e não deve gerar grandes preocupações ao paciente. Os nódulos benignos geralmente são totalmente calcificados e de tamanho pequeno (até 30mm), com forma oval ou arredondada e geralmente não apresentam evolução ao longo do tempo.

            Esses nódulos na maioria dos casos são resultados de algum tipo de infecção  que o paciente teve como por exemplo, pneumonia ou tuberculose e que resultou em cicatrizes no pulmão. 

O nódulo benigno não apresenta causa genética, e na maioria dos casos também não apresentam sintomas em que o paciente possa identificá-los.

            Na maioria das vezes os nódulos pulmonares benignos são descobertos na realização de exames de rotina, ou exames para identificar outras possíveis doenças. Esse tipo de nódulo deve ser identificado e geralmente são acompanhados por um período (que pode variar de seis em seis meses, ou anualmente), e após o médico constatar que não houve nenhuma evolução do quadro, o paciente é liberado do acompanhamento.

Nódulo Pulmonar Maligno

            Os nódulos pulmonares malignos possuem características específicas como tamanho grande (igual ou maior que 30 mm), formas e contornos irregulares, e na maioria dos casos sua evolução ocorre de forma considerável ao longo do tempo.

É importante a análise do histórico do paciente, por exemplo, se é ou foi fumante, se possui histórico de câncer na família, ou se era exposto à fumaça frequentemente.

            Outra causa que deve ser investigado com relação ao porquê do surgimento do nódulo pulmonar no paciente, é o câncer em outras partes do corpo. Por exemplo, se o paciente tem histórico de ter câncer em regiões como estômago ou intestino, podem desenvolver nódulos pulmonares. Esse tipo de nódulo é conhecido como “metástase pulmonar”, que é quando o paciente desenvolve o mesmo tipo de câncer, já existente em outros órgãos.  no pulmão.

 Quais sintomas um nódulo maligno produz?

            Como já foi dito, geralmente os nódulos benignos não apresentam sintomas, e os nódulos malignos também não costumam dar muito alarmes, na maioria dos casos os nódulos pulmonares só são descobertos nos exames de rotina. Porém, nosso corpo pode dar alguns sinais de que algo não está bem, por isso é importante que o paciente

verifique se apresenta alguns desses sintomas, e em caso positivo, procure um médico pneumologista para fazer uma avaliação completa para descartar qualquer tipo de doença. Os sintomas são:

  • Dor no peito
  • Dificuldade em respirar
  • Cansaço sem motivo aparente
  • Falta de ar mesmo em repouso
  • Escarros sanguíneos
  • Tosse persistente

Como é feito o diagnóstico de um nódulo pulmonar?

             Por serem assintomáticos, na maioria dos casos os nódulos pulmonares são detectados em exames de rotina, como radiografia do tórax ou tomografia. Nesses casos, assim que identificado o paciente deve ser encaminhado para um médico especialista para começar a análise e estudo do caso, a fim de identificar se, se trata de um nódulo benigno ou maligno, e a partir daí começar o acompanhamento e tratamento.

            Encontrar uma clínica e profissionais de confiança é muito importante após o recebimento do diagnóstico de um nódulo pulmonar, por isso, que nós do Real Instituto do Pulmão fazemos todo o acompanhamento necessário, desde o diagnóstico até o acompanhamento do tratamento de nódulos pulmonares.

            Afinal, aqui nós prezamos pelo seu bem-estar e segurança da sua saúde, para que você possa sempre contar com os melhores e mais capacitados profissionais em seu tratamento, por isso que nosso corpo clínico atualmente é constituído com 8 médicos, todos especializados em diversas áreas e patologias.

Qual é o tratamento recomendado para nódulos pulmonares?

             O tratamento varia de acordo com o nódulo que o paciente possui, em nódulos benignos o paciente não precisa passar por nenhum tipo de tratamento, que não seja apenas a avaliação anual através do raio x, para verificar se o nódulo não evolui.

            Em casos de nódulo maligno, dependente de avaliação prévia,  o tratamento poderá ser cirúrgicopara a retirada do nódulo. Existem dois tipos de cirurgias que podem ser feitas para essa retirada: a cirurgia por video,  que é recomendada para nódulos menores, e a cirurgia tradicional com um corte maior, em casos de nódulos maiores.

            Para qualquer situação que seu quadro clínico se encaixe, tenha a tranquilidade de saber que pode contar com o Real Instituto do Pulmão. Além do tradicional exame clínico, na nossa unidade você poderá contar com serviços como: Avaliação Pré-Operatória Respiratória, Prova de Função Pulmonar, Estudo do Sono através da Polissonografia, Tratamento de Asma, Acompanhamento de Nódulo Pulmonar, Pletismografia, Polissonografia, entre outros. Além dos equipamentos mais modernos e uma equipe qualificada na hora de realizar seus exames para detectar doenças pulmonares. Tudo isso a fim de lhe proporcionar a melhor experiência possível.

Fale Conosco
× Como posso lhe ajudar?