parallax background
O que tratamos

Derrames Pleurais

 

            O Derrame Pleural, também conhecido como água na pleura, se caracteriza como o acumulo excessivo de líquidos na cavidade pleural. A pleura é uma membrana fina que reveste o pulmão pelo lado de fora (pleura visceral) e também a superfície interna da parede torácica (pleura parietal).  Entre essas duas camadas há uma camada fina de líquidos, cuja função é facilitar o deslizamento do pulmão dentro da caixa torácica no processo de enchimento e esvaziamento de ar (inspiração e expiração). O derrame pleural acontece justamente nesse espaço, entre essas duas membranas.

             O Derrame Pleural pode ter duas classificações baseadas em sua composição química, essas classificações são utilizadas pelos médicos para ajudar na definição das causas do derrame, são elas:

  • Transudato ou aquoso;
  • Exsudado ou rico em proteínas;

 Transudado ou aquoso

              O Derrame Pleural é considerado Transudado ou aquoso quando a composição é líquida e transparente. E não há sinais de lesões no espaço pleural ou sinais de células inflamatórias. As causas do Derrame Pleural Transudado geralmente estão associadas a insuficiência cardíaca, cirrose hepática, embolia pulmonar, síndrome nefrótica, atelectasias, hipoalbuminemia, diálise peritoneal, glomerulonefrite entre outros.

 Exsudado ou rico em proteínas

                       O Derrame Pleural é considerado exsudado ou rico em proteínas quando ele é causado por processos locais, como o aumento da permeabilidade dos vasos tendo células em decomposição em sua composição. As causas do Derrame Pleural Exsudado estão associadas a pneumonia, doenças pulmonares malignas, embolia pulmonar, tuberculose e até mesmo infecções virais, entre outras.

             Há também outros tipos de derrames pleurais com outros tipos de líquidos:

 

  • Hemótorax: também conhecido como sangue no espaço pleural, esse tipo de derrame geralmente ocorre após um trauma na região do tórax;
  • Empiema: caracterizado como o acumulo de pus na região pleural. As causas mais conhecidas para esse tipo de problema é quando ocorre um infecção na região, decorrente de fatores como traumas no tórax, ruptura do esôfago, abscesso abdominal, pneumonias, entre outros;
  • Urinotórax: é a presença de urina no espaço pleural, esse tipo de substância é mais incomum, e só costuma ocorrer se os tubos que drenam a urina nos rins estiver com alguma obstrução;
  • Quilotórax: é quando há a presença de liquido linfático, com aparência leitosa no espaço pleural. Na maioria dos casos é causada por alguma lesão no canal ou obstrução do canal linfático do tórax;

 Quais são os sintomas que um Derrame Pleural apresenta?

             Dependente da quantidade de líquido existente, pode não apresentar sintomas significativos,  sendo descoberto em exames de rotina, como na radiografia de tórax. Porém, na grande maioria, o Derrame Pleural costuma dar alguns sinais de alerta ao organismo. Os principais sintomas apresentados são:

 

  1. Dor torácica, caracterizada pelos pacientes como “pontadas” na região do tórax, principalmente nos movimentos de inspiração profunda e ao tossir.
  2. Dispnéia, é a dificuldade em respirar, sensação de sufocamento.
  3. Tosse, geralmente pacientes com derrame pleural apresentam uma tosse seca.
  4. Cansaço mesmo em repouso;

  Há casos mais graves em que o paciente pode apresentar alguma elevação da pele entre as costelas.

 Como é feito o diagnóstico do Derrame Pleural?

             Sempre que o paciente apresentar os sintomas acima descritos, é recomendado que ele procure um médico para que seja feita uma avaliação. No consultório o médico pneumologista irá realizar o exame físico, e se julgar necessário irá solicitar exames como a radiografia de tórax, ultrassonografia,  exames de sangue e punção para estudo do líquido pleural.

            Caso os primeiros exames solicitados sejam inconclusivos, o médico poderá solicitar outros exames como a vídeopleurocospia.

            A radiografia torácica é o primeiro exame solicitado para identificar o derrame pleural, porém se o líquido no espaço estiver em pequena quantidade o resultado pode ser inconclusivo.

            O exame do líquido retirado da pleura pode ajudar a identificar a composição química presente, presença ou não de bactérias, de a células cancerígenas.

            Poderá ser feito uma tomografia computadorizada do tórax com fins de melhor detalhamento do espaço ocupado pelo derrame assim como uma avaliação do pulmão. 

 Qual é o tratamento indicado para o Derrame Pleural?

             O tratamento do derrame pleural é baseado no diagnóstico etiológico do mesmo. Assim,  pequenos derrames não costumam exigir tratamento porque próprio organismo absorve o excesso de líquido com o passar do tempo. Nesses casos o médico pode receitar apenas analgésicos enquanto o líquido não é todo drenado pelo naturalmente. Porém, é importante, em todos os casos que seja feita uma investigação completa com fins de determinar a causa do derrame pleural.

            Em casos que o Derrame Pleural possui um volume de líquido maior, pode ocorrer a indicação da retirada do líquido em excesso por procedimentos como a drenagem, a fim de aliviar a sensação de falta de ar provocada pelo grande excesso de líquido acumulada entre a pleura.

            Nas situações mais graves pode ser necessário a inserção de um tubo (dreno torácico) na parede torácica para que seja realizada a drenagem.

             No Real Instituto do Pulmão você conta com profissionais especializados no tratamento de doenças pulmonares e que além do diagnóstico, realizam o tratamento e acompanhamento de diversos tipos de doenças.

             Em nossa clínica você estará em um ambiente adequado e especializado no tratamento de Derrames Pleurais e contará com uma equipe preparada para a realização de diagnósticos, exames e tratamento do seu caso. Nosso corpo clínico atualmente é constituído com 8 médicos, todos especializados em diversas áreas e patologias. Além do tradicional exame clínico, na nossa unidade você poderá contar com serviços como: Avaliação Pré-Operatória Respiratória, Prova de Função Pulmonar, Estudo do Sono através da Polissonografia, Tratamento de Asma, Acompanhamento de Nódulo Pulmonar, Pletismografia, Polissonografia, entre outros. Tudo isso afim de lhe proporcionar o melhor diagnóstico

 

Fale Conosco
× Como posso lhe ajudar?