parallax background
O que tratamos

Bronquite

 

            A bronquite consiste na inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar até os pulmões. Ela ocorre quando cessa a eliminação de muco pelos brônquios, causando um acúmulo nas vias respiratórias provocando a inflamação. A bronquite pode se enquadrar em dois tipos: a aguda e a crônica, o que define o tipo de bronquite é a duração e a gravidade das crises.

Bronquite Aguda

            A bronquite aguda é uma inflamação pontual dos brônquios, causada por infecções virais ou bacterianas, sua melhora costuma ocorrer dentro de um período de 10 semanas. Geralmente a bronquite aguda também é conhecida como resfriado torácico.

            Há também outros agentes que podem acabar desencadeando a bronquite aguda, como por exemplo, agentes químicos e ambientes. Episódios seguidos de bronquite aguda pode se transformar em bronquite crônica.

            Na maior parte dos casos a bronquite aguda é causada por vírus e vem acompanhada de outras doenças como gripes e resfriados.

Bronquite Crônica

            A bronquite é uma inflamação crônica dos brônquios, geralmente é causada pelo uso do cigarro, e costuma também ocorrer devido a complicações da asma. Esse tipo de bronquite costuma durar meses ou até mesmo anos.

            Assim como na bronquite aguda, há também outros fatores que podem desencadear a bronquite crônica, como por exemplo, poluição, exposição a componentes tóxicos, entre outros. A bronquite crônica se enquadra como uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC ).

Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento da bronquite?

            Existem alguns fatores que podem ser considerados de risco para o surgimento da bronquite, são eles:

  • Tabagismo: com certeza, é a maior causa da bronquite crônica. Esse é um dos maiores fatores de risco para que ocorra o surgimento da doença.
  • Idade: grupos de risco como pessoas idosas e bebês são mais propícios a adquirir bronquite.

Como é realizado o diagnóstico de bronquite?

            Na consulta o médico deverá analisar os sintomas e quadro clínico do paciente, assim como seu histórico e o exame clínico. Após passar por essa análise em consultório, o médico pode solicitar ao paciente, exames como a radiografia torácica, a fim de realizar a confirmação da doença.

Quais são os sintomas da bronquite?

            A bronquite, sintomas mais comuns:

  • Tosse seca ou com presença de secreção ou muco
  • Falta de ar
  • Chiado no peito
  • Febre
  • Fadiga
  • Dificuldade em respirar
  • Inchaço nos membros inferiores
  • Infecções respiratórias frequentes;

            Se você possui algum desses sintomas é importante que procure ajuda médica para um diagnóstico e tratamento da doença. Aqui no Real Instituto do Pulmão contamos com profissionais especialistas no tratamento de doenças pulmonares.

            Desde a análise clínica no consultório, a realização de exames e o tratamento e acompanhamento da doença é realizado aqui em nossa clínica. Tudo isso para que você possa realizar todo o seu tratamento em um único local e de confiança.

Fale Conosco
× Como posso lhe ajudar?