parallax background
Nossas Especialidades

Avaliação pré operatória respiratória

 

            A Avaliação Pré-operatória é solicitada com fins de minimizar riscos de  complicações pulmonares no pós-operatório.

            As complicações no pós-operatórios podem ocorrer até 30 dias após o procedimentos cirúrgicos, piorando o quadro do paciente e provocando até mesmo em casos mais graves, a morte. Por isso a avaliação pré-operatória se torna tão importante, principalmente em pacientes com histórico de doenças pulmonares.

Quais são os objetivos para a solicitação da Avaliação Pré-operatória Respiratória?

            Uma adequada avaliação respiratória pré-operatória reduzindo o risco de complicações pulmonares  diminui o tempo de internação hospitalar, reduzindo o sofrimento humano e os  custos hospitalares.

Como é feito a Avaliação Pré-operatória Respiratória?

            A avaliação pré-operatória respiratória baseia-se na análise do quadro clínico do paciente, ou seja, o médico analisará o histórico, o quadro atual, realizará um exame físico, além de também solicitar alguns exames para ter a avaliação completa do pulmão.

            É importante que nessa avaliação sejam identificados ou descartados sintomas, históricos anteriores, ou doenças como:

  • Tosse persistente;
  • Dispneia;
  • Histórico de tabagismo;
  • DPOC;
  • Uso de medicamentos
  • Presença de asma
  • Tabagismo
  • Algumas doenças relacionadas a profissão

           

Quais exames são solicitados?

            O exame mais frequentemente solicitado é a Espirometria (Prova de função pulmonar) porém, dependendo do tipo de cirurgia ou presença de doenças pré-existentes poderá ser solicitado uma plestimografia.

Pletismografia

            A Pletismografia é um exame rápido (geralmente costuma durar entre 15 e 30 minutos), indolor e não invasivo. É importante mencionar que esse exame é capaz de mensurar o comprometimento pulmonar em outras patologias como as doenças reumatológicas, neurológicas, entre outras.

            O exame de Pletismografia é atualmente um dos mais eficientes para o diagnóstico funcional do pulmão. Isso pode ser explicado pois nele são realizados cinco técnicas diferentes:

 

  • Espirometria: é um exame não invasivo, de curta duração (em média 30 minutos). Com ele o médico é capaz de avaliar através de alguns parâmetros, como está o funcionamento do pulmão. Ou seja, ele é utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que está entrando e saindo do pulmão.
  • Medição dos volumes pulmonares: este procedimento é realizado seguindo-se a espirometria, esse parâmetro é capaz de fornecer informações sobre anormalidades no processo respiratório.
  • Pressão respiratória máxima: esse parâmetro é capaz de medir a força muscular dos movimentos respiratórios.
  • Dimensão da resistência das vias aéreas: parâmetro que define a dificuldade que o ar tem de se movimentar dentro das vias aéreas.
  • Capacidade de difusão do monóxido de carbono: analisa a transferência de monóxido de carbono (CO) do gás inspirado até o volume capilar pulmonar. Ou seja, é através desse exame que é analisado a capacidade do pulmão em realizar a troca gasosa.

            É de suma importância que o paciente escolha um local para a realização da avaliação que seja de confiança, e que conte com profissionais capacitados. Aqui em nossa clínica você encontra médicos pneumologistas especializados no tratamento de diversas doenças pulmonares, assim como também conta com equipamentos modernos e seguros para a realização avaliação pré-operatória respiratória

           

Fale Conosco
× Como posso lhe ajudar?